O jateamento com gelo seco é um processo de limpeza industrial prática e acessível que se destaca entre os métodos tradicionais de limpeza, como areia, soda ou jato de água e limpeza manual com solventes. Esta técnica pode ser utilizada em diversas aplicações, desde limpezas sensíveis a trabalhos mais pesados.
Vamos conhecer um pouco mais sobre como funciona o jateamento com gelo seco? Continue a leitura!
Entenda o processo
O jateamento com gelo seco é o que há de mais eficaz, seguro e inovador na área de limpeza industrial. Grânulos (pellets) de CO2 sólidos são impulsionados com grande velocidade por uma pistola de ar comprimido, à alta pressão. Com o impacto ocasionado, as partículas de gelo seco criam um micro choque térmico causado por sua extrema temperatura baixa de aproximados -79º, que quebram a ligação entre as partículas de sujeira e a superfície do material, deixando-a limpa, seca e sem danos.
A intensidade dos jatos pode ser adaptada conforme o tipo de sujeira e pode abranger desde retoques mais finos, como restauração de objetos de arte ou antiguidades, até jatos de alta pressão para remover camadas viscosas e de alta intensidade como óleo pesado, graxa betuminosa, fuligem, material asfáltico, escória de soldagens, entre outros.

Quais as principais vantagens?
- Processo completo e que pode ser realizado no próprio local, sem necessidade de movimentação e desmontagem do equipamento.
- Elimina a necessidade de usar solventes tóxicos e corrosivos, que possam ser prejudiciais à saúde dos operadores.
- O jateamento com gelo seco não é abrasivo, não apresenta danos ou desgastes na superfície do material.
- Quanto ao processo, não há nenhuma restrição sobre componentes elétricos sensíveis, ou seja, não há nenhuma degradação do isolamento elétrico ou qualquer efeito prejudicial aos equipamentos limpos com esta técnica.
- Qualidade superior na limpeza, afinal os jatos de alta pressão penetram em áreas inacessíveis ao alcance manual.
- O processo é ecologicamente amigável, já que não gera nenhuma emissão de resíduos contaminantes secundários para o ambiente.
Principais aplicações
Além das tradicionais aplicações nas indústrias alimentícia e farmacêutica, o jateamento com gelo seco é um processo que pode ser utilizado com segurança em transformadores, motores elétricos, subestações, geradores painéis de distribuição de energia e comandos, componentes eletrônicos, etc.
Na área mecânica, é possível realizar a descarbonização de motores de combustão interna. É possível também realizar restauração de fachadas de edifícios para remoção de tintas antigas e pichações.
Enfim, o jateamento com gelo seco possui uma ampla gama de aplicações nas indústrias de processamento de alimentos, produtos moldados, plásticos, indústria automotiva, aeroespacial, naval, transportes ferroviários, máquinas da indústria gráfica e manutenções industriais em geral.